quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um Olhar de desespero: Terra Indígena Guajajara em Jogo

No ultimo dia 07, foi realizada no estado do Mato Grosso, uma audiência para tratar-se do destino de um pequeno pedaço de Terra ocupado pelo Povo da Etnia Guajajara, parecia que eles iam ganhar a causa.
Não é de se admirar que fazendeiros tenham usado intimidação antes desta audiência, contanto com um poder financeiro e com a ajuda de policiais em alguns casos. Como em muitos outros casos a perseguição dos Povos Indígenas se repete com o Povo Guajajara do Mato Grosso, uma cena camuflada pelas mídias comerciais que preferem mostrar tal progresso que destrói cada vez mais os sonhos de populações Inteiras.
A situação se agrava cada vez mais para o povo Guajajara daquele estado, que segundo informações os fazendeiros conseguiram um liminar, onde ganham a causa de um pedaço das Terras onde vivem.
A justiça tem andado a passos curtos, quando se trata da questão indígena no Brasil. Raposa Serra do Sol foram mais de 30 anos de luta, Pataxó hã hã hãe, mais de 25 anos, Tupinambás mais de 25 e ainda lutam por uma terra que já foi reconhecido como território Indígena.
Mortes não são necessárias para sensibilizar a justiça, nem tão pouco a FUNAI e o Ministério Público? Há anos o Estado Brasileiro banha em sangue Indígena, há anos vivendo de promessas, promessas essas que só chegam em época de campanha. Quando na verdade esses políticos nojentos, que aparecem a cada 4 anos em nossas aldeias não fazem nada pela população Indígena.
É impressionante como temos que assistir um holocausto brasileiro. Enquanto o Governo Brasileiro, nada faz.
O Povo Guajajara depende de uma decisão judicial. E Portanto, se ainda há justiça nesse país eles devem sair vitoriosos, pois caso contrário. A Justiça será falha, e cometerá mais um massacre contra o povo indígena do Brasil.


Por: Alex Makuxi e Josy Guajajara

Nenhum comentário:

Postar um comentário